Criador de exóticos
Diamante Sparrow

Nome científico: Emblema Guttata
Descrição: machos e fêmeas: olhos, pretos; cabeça, cinza claro; queixo e garganta, branco; costas e asas, castanho; garupa, vermelho brilhante; cauda, preta; ampla faixa preta através do peito superior; os lados do corpo, preto com pequenas manchas brancas redondas; barriga, branca.
Distribuição e Habitat: florestas secas, abertas, jardins e outras áreas cultivadas no leste da Austrália.
Hábitos: fora da época de acasalamento, o diamante Sparrow anda em grupos soltos de até 30 aves, e muitas vezes reproduzem-se em colônias. Passam muito do seu tempo no chão, onde procuram sementes caídas.
Os Diamantes Sparrow constroem os seus ninhos com folhas e talos de erva, cabeças de sementes e raízes de arbustos em eucaliptos ou acácias. O Diamante Sparrow também gosta de ninhos em bases de areia. Eles forram o interior do ninho com sedas vegetais e penas. Em cada postura geralmente poem 5 a 6 ovos. Insetos e pequenas larvas de insetos sevem de primeira alimentação às crias.
Requisitos em cativeiro: uma vez que a proibição da exportação australiana de pássaros exóticos entrou em vigor em 1960, todos os pássaros que você pode comprar foram criados em cativeiro. Mesmo sendo eles muito resistentes não deve sujeita-los a temperaturas inferiores a 10 - 12 º. O tempo frio e húmido ou penas encharcadas podem facilmente levar a resfriados possivelmente fatais.
O Diamante Sparrow não deve ser mantido exclusivamente em gaiolas devida a certa tendência que têm para engordar. Um aviário para eles deve conter uma grande área aberta, porque gostam de se debruçar sobre o chão, onde eles se movem em longos saltos. Aves desta espécie gostam de construir ninhos empoleirados mesmo fora da época de reprodução e deve, portanto ter sempre materiais de construção à sua disposição. Durante a época de reprodução têm tendência para defender os seus ninhos de intrusos, podendo perseguir outras aves às vezes ate á exaustão ou mesmo ate á morte.
Alimentos: alpista, painço amarelo, milho-alvo branco, milho-alvo japonês, painço vermelho, chia e perilha. Durante a época de reprodução ter sempre há disposição espigas de milho painço, podendo tambem alimentar-se de formigas voadoras e ate de pequenas larvas da farinha.
Reprodução: o diamante Sparrow gosta de escolher o seu parceiro, dai sendo melhor ter mais machos que fêmeas para que elas possam escolher os seus pares. Pares que são juntos por força nossa muitas vezes recusam-se a produzir durante anos, podendo mesmo agredirem-se entre si.
Esta espécie constrói enormes ninhos em arbustos grossos ou em caixas ninho. Eles precisam de erva fresca, fibras de coco, sisal, penas como materiais de construção e deve tê-los disponíveis o maior tempo possível. Ambos os parceiros se sentam sobre os ovos e alimentar os jovens, muito conscientemente, mas têm que ter abundância de larvas da farinha fresca (proteína animal, podendo ser dava papa insectívora para esse efeito). Os filhotes deixam o ninho após 21 a 25 dias e deve, fazer o desmame entre 15 a 20 dias depois. Não é aconselhável que o casal faça mais de três posturas por época, mas fica ao critério de cada criador.