Criador de exóticos
Emblema PictaEmblema Picta

Nome científico: Emblema picta
Descrição: 11 centímetros
Masculino: testa e face, escarlate; lado superior, castanho acinzentado; bochechas, queixo e garganta, escarlate; lados da cabeça, castanho acinzentado; barriga, preto com pontos brancos redondos; faixa vermelha ao longo do peito e barriga.
Feminino: vermelho somente ao redor dos olhos, cores mais pálidas na barriga e mais pontos brancos.
Distribuição e habitat: pastagens ao longo das montanhas rochosas no norte e no noroeste da Austrália, Queensland ocidental, Austrália central.
Hábitos: os Emblema Picta são encontrados principalmente onde crescem ervas Triodia ao longo das cordilheiras nas estepes do interior australiano. São moradores da terra e vivem das sementes de várias ervas Triodia. Esta espécie reproduz em qualquer época do ano sempre que há chuva suficiente para fazer a erva crescer. Em seguida, haverá sementes de maturação no momento em que os filhotes têm de ser alimentados. Fazem o ninho nas ervas perto do chão. Os ovos geralmente quatro são colocados num ninho feito de hastes verdes, e os filhotes são criados com sementes verdes e alguns insetos também.
Requisitos em cativeiro: o Emblema Picta não pode suportar o tempo frio e húmido prolongado. Precisam de temperaturas de 17 graus Celsius e muito sol. Na sua gaiola no aviário devem ter alguns arbustos densos é melhor para o assentamento, bem como áreas abertas para voar. O Emblema Picta nunca passa a noite empoleirado em ramos e, portanto, deve ter alguns poleiros montados a uma certa distância do chão, caso contrário, eles dormem no chão e facilmente podem apanhar um resfriado. Como regra geral, os Emblema Picta dão-se bem uns com os outros, bem como com outras espécies exóticas e perdem a sua timidez em relação às pessoas.
Alimentação: alpista, painço amarelo, milho-alvo branco, milho-alvo japonês, painço vermelho, chia e perilha. Durante a época de reprodução ter sempre há disposição espigas de milho painço, podendo também alimentar-se de formigas voadoras e ate de pequenas larvas da farinha.
Reprodução: os Emblema Picta são bastante fáceis de criar, mas eles têm algumas necessidades especiais. Eles gostam de construir os seus ninhos em ambiente natural e deve ter arbustos densos, como a moitas ou ramos de pinheiro, disponível para essa finalidade. Para a base do ninho precisam de pequenos pedaços de terra, pedras, cascas e pedaços de galhos, e como materiais de construção que eles gostam, galhos de pinheiros secos finos ou outros ramos de superfície áspera, bem como fibras de coco, capim, sedas vegetais, e penas.
Após 15 a 19 dias nascem os jovens, e eles têm de ser alimentados de grandes quantidades de alimentos de origem animal como formigas, as pequenas larvas de farinha, complementadas por verduras frescas. Se o alimento oferecido durante a criação não for do agrado dos pais, eles deitam os filhotes para fora do ninho.
As aves jovens tornam-se independentes, depois de três a quatro semanas. Se os pais começarem a negligenciá-los antes disso, é porque eles se estão a preparar para construir o ninho para uma segunda ninhada, toda a família deve ser transferido para uma gaiola, sem locais de nidificação para repouso durante alguns dias.